Previous
Next

#CompletaComEtanol é um movimento
que busca unir cada vez mais pessoas
em prol do meio ambiente

coompleta tj

Por quE etanol?

O álcool ou etanol é um biocombustível renovável, sustentável e limpo. Abastecer com etanol é uma escolha para viver em um mundo melhor, menos poluente e com um ar mais puro. Isso porque a combustão do etanol emite menos dióxido de carbono (CO₂) do que os combustíveis fósseis (gasolina/diesel), que são os maiores responsáveis pelo aumento do efeito estufa.

Completa com Etanol

Estimativas da ONU divulgadas em fevereiro de 2021 apontam que a temperatura do planeta aumentará 3 graus Celsius ou mais. Com o aumento da temperatura, os especialistas preveem cenários de calor recorde, perda de gelo, incêndios florestais, inundações, secas, entre outros desequilíbrios ambientais que afetam a vida no nosso planeta e toda a economia mundial. Contribuir individualmente para a desaceleração deste fenômeno optando por abastecer com etanol é uma escolha mais que acertada.

Os substratos da cana-de-açúcar, matéria-prima do etanol, também geram bioeletricidade, que abastece a própria usina e é vendida ao sistema elétrico brasileiro ou doado a instituições. A cadeia produtiva do etanol também é fomentadora da geração de energia limpa.

Além dos benefícios ambientais, o uso frequente do biocombustível contribui para a longevidade dos automóveis, pois suas propriedades solventes ajudam a manter limpos os bicos injetores do motor flex. Inclusive, a mistura de 27% de etanol à gasolina também eleva a capacidade de força dos motores. 

O etanol é fruto de uma tecnologia genuinamente brasileira de enorme potencial, que é utilizada para reduzir a poluição em escala mundial. Abastecer com etanol é ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas e sustentabilidade do planeta.

#CompletaComEtanol

VANTAGENS

10 vantagens do etanol que vão te surpreender agora

O etanol é um combustível ecológico e alternativo que pode ser obtido através do processamento e fermentação da cana-de-açúcar. As diversas vantagens do uso de etanol para automóveis vêm sendo levantadas há anos no Brasil. Além dos benefícios para o meio ambiente, o etanol tem um preço mais em conta e contribui para a longevidade dos motores flex.

Conheça agora 10 vantagens surpreendentes sobre o uso do etanol que vão te fazer aderir ao uso desse combustível.

Evita emissões de gases nocivos e contribui para boa qualidade do ar

O etanol emite 82% menos dióxido de carbono (CO₂) do que a gasolina. Sua combustão resulta em menos gases nocivos na atmosfera em comparação ao diesel e a gasolina. O etanol é um aliado para manter a boa qualidade do ar.

É mais barato que gasolina

Além de ser um combustível ecológico e renovável, o etanol é relativamente mais barato que a gasolina ou diesel. Inclusive, neste mês de agosto, as usinas de cana-de-açúcar deram início a produção da safra 2020-2021. Por conta do aumento expressivo na precipitação pluviométrica nos últimos meses, deveremos ter maior produtividade de cana e consequentemente uma elevação também na produção de etanol.

Etanol tem produção simples

O álcool oriundo da cana-de-açúcar tem a produção mais simples e barata do que a de combustíveis fósseis.

Contribui para a longevidade do motor

O etanol tem propriedades solventes. Seu uso frequente auxilia a manter limpos os bicos injetores do motor, o que contribui para uma maior durabilidade dos veículos Flex.

Aumenta a potência dos motores

A mistura de 27% de etanol à gasolina melhora a combustão por oxigenação. Isso porque o álcool eleva o torque, maior capacidade em cavalos de força ou HP dos motores e reduz a emissão de gases nocivos na atmosfera.

Consumir etanol é apoiar a indústria brasileira

O governo federal incentiva o desenvolvimento desta tecnologia, que é genuinamente brasileira, desde 1975. O petróleo é um recurso escasso e poluente, por isso há boas expectativas para o etanol reduzir poluição em escala mundial.

Ajuda a economia paraibana

O setor sucroenergético, do qual o etanol faz parte, também tem alta representatividade e importância econômica para a Paraíba, pois é responsável por 44% do Produto Interno Bruto (PIB). A arrecadação atual do estado com combustíveis é de 22%, e 5% deste percentual é proveniente do etanol.

Etanol é renovável

A matéria-prima do etanol é totalmente renovável, isso quer dizer que ela não se esgotam facilmente na natureza, pois precisa apenas de área para cultivo e terra férteis. Isso não acontece com combustíveis fósseis, que são derivados do petróleo.

Não polui a água e o solo

Além de não poluir a atmosfera, o etanol também não polui a água e o solo. O álcool é solúvel em água e usado para desinfetar. Em casos de acidentes ou vazamentos, o combustível não irá contaminar a água ou o solo onde foi derramado.

A produção de etanol gera outras fontes de energia

Os substratos da cana-de-açúcar, como o bagaço e a palha, são transformados em vapor e geram energia elétrica. Na geração de energia elétrica fornecida, as usinas da Paraíba aumentaram em 629% entre Janeiro e Maio de 2020, se comparado ao ano anterior para abastecimento da rede elétrica nacional. A própria energia gerada dessas fontes é usada no funcionando da usina e abastece cidades, promovendo um elevado nível de auto sustentabilidade nesses ambientes.

MITOS E VERDADES

Você já deve ter ouvido muita coisa sobre o etanol, mas será que tudo é verdade? Vamos esclarecer algumas sentenças para que você não caia mais em armadilhas por aí. Confira.

Mitos e Verdades do Etanol

Etanol prejudica o motor

MITO. Os veículos com tecnologia flex fuel, que funcionam a álcool ou gasolina misturados em qualquer proporção, não são prejudicados pelo uso exclusivo do etanol. O motor não sofre nenhum de prejuízo com o uso contínuo do biocombustível.

Mitos e Verdades do Etanol

Só posso usar etanol misturado à gasolina

MITO. O motor flex foi feito para trabalhar com o etanol. Inclusive, não é necessário esperar acabar um combustível para abastecer com o outro. O motor possui um mecanismo que faz a compensação e corrige a quantidade de combustível a ser injetada para que ocorra uma combustão completa. Um carro pode passar a vida toda rodando apenas com etanol. 

cria

Primeiro abastecimento deve sempre ser com gasolina

MITO. Ao comprar um carro novo, algumas pessoas ainda acham que o primeiro abastecimento deve ser com gasolina. Essa informação é falsa.Como já esclarecemos nos tópicos acima, os motores flex são feitos para funcionar com os dois combustíveis e não há nenhuma razão para que o primeiro abastecimento seja feito com gasolina. 

vMitos e Verdades do Etanol

Etanol melhora o desempenho do motor

VERDADE. A mistura de 27% de etanol à gasolina melhora a combustão por oxigenação. Isso porque o álcool eleva o torque, maior capacidade em cavalos de força ou HP dos motores. Além disso, o etanol contribui para a longevidade do motor pois tem propriedades solventes. Seu uso frequente auxilia a manter limpos os bicos injetores do motor, o que contribui para uma maior durabilidade dos veículos Flex.

Mitos e Verdades do Etanol

Etanol é um combustível menos poluente

VERDADE. O etanol emite 82% menos dióxido de carbono (CO₂) do que a gasolina. Sua combustão resulta em menos gases nocivos na atmosfera em comparação ao diesel e a gasolina, que são combustíveis fósseis, os maiores responsáveis pelo aumento do aquecimento global. A redução de poluentes contribui para a boa qualidade do ar, para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos e a sustentabilidade ambiental do planeta.

Mitos e Verdades do Etanol

Em temperaturas baixas, o carro com etanol não pega

MITO. Os carros mais modernos com motor flex ou movido a etanol têm um sistema de partida a frio. Alguns motoristas ainda colocam um pouco de gasolina misturada ao etanol, pois possuem a crença de que a mistura ajuda na partida, mas a prática é desnecessária, os carros possuem sistemas próprios que aquecem o etanol.

RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Que tal receber as novidade sobre o Etanol no seu e-mail?
Faça seu cadastro.

Coompleta