coompleta tj

Abastecer com etanol previne contra a carbonização do motor

A carbonização dos motores de veículos é um processo que ocorre devido aos resíduos acumulados no conjunto de peças internas do motor. Esse fenômeno pode acontecer por diversos fatores, mas o uso de combustíveis fósseis – gasolina/diesel – é o que mais causa o problema. Mesmo a gasolina não adulterada deixa uma borra no motor devido ao seu processo de combustão incompleto.

Quando o motor começa a ficar carbonizado, o veículo vai perdendo rendimento, aumenta o consumo de combustível e pode até acontecer o superaquecimento do motor. O etanol é um ótimo aliado para evitar esse tipo de problema.

“Na carbonização, fica no motor uma espécie de parede viscosa, com óleo grudado, isso na realidade é sujeira. Em um veículo em que o motorista faz uso constante do etanol, a gente não vê esse motor carbonizado ou prejudicado”, diz Rodrigo Cavalcante, proprietário de uma oficina mecânica  em João Pessoa que é especializada na descarbonização de motores.

Isso acontece porque o etanol é um biocombustível que funciona como uma espécie de “detergente” que mantém as câmaras de combustão mais limpas. O uso de etanol é, inclusive, frequentemente recomendado pelos mecânicos para limpar os resquícios de sujeira.

“O ideal seria que a pessoa utilizasse sempre o etanol. Ou então, abastecer com dois tanques de álcool a cada um de gasolina”, indica Rodrigo. O especialista também revelou que a mão de obra para o procedimento de descarbonização custa em média R$ 1.500,00, a depender do veículo. As peças necessárias para o serviço podem representar uma despesa equivalente.

O processo de carbonização do motor também pode acontecer pela falta de manutenção do automóvel.

Além de evitar a carbonização do motor, o etanol tem benefícios para o meio ambiente, para a longevidade dos motores e o preço mais em conta.Para saber mais dados e informações sobre o biocombustível, o perfil @completacometanol também está disponível para acompanhar e compartilhar as informações do etanol.

OUTRAS POSTAGENS DO BLOG

#AbaseçacomEtanol

RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Que tal receber as novidade sobre o Etanol no seu e-mail?
Faça seu cadastro.

Coompleta