Ar poluído causa morte de milhares de pessoas ao redor do mundo

LP-POST-SINGLE-13-no-featured-img-(pro)

coompleta tj

LP-POST-SINGLE-13-no-featured-img-(pro)

A presidente da Sociedade Paraibana de Tisiologia e Pneumologia, doutora Maria Enedina Scuarcialupi, apresenta um cenário preocupante da realidade enfrentada na era pós-industrial: sete milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, pelo fato de respirarem ar poluído.

Este dado foi apresentado em 2019, pelo relator especial, ao Conselho de Direitos Humanos das Organizações das Nações Unidas (ONU). A poluição atmosférica, oriunda em grande parte da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), provoca e favorece o surgimento de doenças respiratórias e prejudica a qualidade de vida dos seres humanos.

Como explica a doutora Maria Enedina, é preciso investir em alternativas sustentáveis e renováveis para substituir os combustíveis fósseis. Neste caso, o etanol ajudaria a melhorar este cenário.

“O etanol, realmente, tem uma melhor qualidade do que os combustíveis fósseis porque durante a sua queima há apenas uma pequena produção de material particulado que vai para o ar. O ideal seria que tentássemos caminhar  fortemente na direção da substituição de combustíveis fósseis pelo biocombustível. Precisamos avançar e evoluir na produção do etanol e superar as dificuldades que alguns lugares ainda têm nesse processo”.

Entre os benefícios ambientais e para a saúde, o uso frequente do biocombustível também contribui para a longevidade dos automóveis, pois suas propriedades solventes ajudam a manter limpos os bicos injetores do motor flex.

“Além de escolher usar um biocombustível, você está favorecendo a sustentabilidade, a renovação em relação ao meio ambiente e ainda ajuda a melhorar a qualidade do ar. Então, você tem duas situações: eu não estou provocando um dano ao meio ambiente para produzir o biocombustível e, também, quando eu for utilizá-lo, ele vai produzir mais benefícios em relação ao ar e ao meio ambiente. O biocombustível é uma alternativa e o Brasil pode se tornar uma potência nisso”, finaliza a presidente da Sociedade Paraibana de Tisiologia e Pneumologia.

OUTRAS POSTAGENS DO BLOG

#AbaseçacomEtanol

RECEBA NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Que tal receber as novidade sobre o Etanol no seu e-mail?
Faça seu cadastro.

Coompleta